Foto: Edu Liotti

Minimalismo e natureza inspiram trabalho da arquiteta Daniela Giffoni

Tempo de leitura: 2 minutos

Responsável pela concepção arquitetônica da nova sede da One Imóveis de Luxo, a arquiteta Daniela Giffoni sempre buscou impactar em seus trabalhos nesses mais de 20 de anos de experiência no mercado da arquitetura. Sob o comando do escritório que leva seu nome, Daniela coordena uma equipe de profissionais qualificadas e totalmente alinhadas às tendências do segmento, atuando com excelência em projetos diferenciados e de alto padrão.

De acordo com a arquiteta porto-alegrense, o conceito de luxo é utilizar materiais naturais que remetem à natureza. “A One é uma empresa que passa muita credibilidade, qualidade e solidez. A partir disso, trouxe uma concepção que segue esta linha e que faz referência às características da companhia. Ou seja, para a nova sede explorei elementos naturais, sólidos e sofisticados como a madeira, o couro e a pedra natural”, conta a arquiteta.

Para Daniela, o profissional da arquitetura deve estar em constante transformação, absorvendo e se renovando a cada viagem, experiência e em busca de conhecimento que contribua e dê valor conceitual aos seus projetos. “O que me move e me inspira são as viagens a outros lugares e as experiências interculturais, na qual nunca voltamos iguais ao que éramos antes. A arte e a criatividade também precisam estar presentes nos projetos, é onde o arquiteto mais se realiza em sua profissão, ficamos muito felizes quando os clientes nos lançam novos desafios e nos possibilitam criar algo novo”, ressalta a arquiteta formada pela UniRitter em Arquitetura e Urbanismo.

As expertises de Daniela também são resultado de uma temporada que ela passou em Barcelona, na Espanha. Na oportunidade, atuou em escritório local onde pôde vivenciar de perto aspectos da arquitetura contemporânea. “Informação e inspiração, somadas à leitura especializada e muita pesquisa, proporcionou um combo perfeito para o aperfeiçoamento da minha trajetória profissional”, destaca.

De acordo com Daniela, foi utilizado o mínimo de material sintético para a construção do projeto da nova sede da One. Isso porque a arquiteta acredita no conceito do minimalismo, em que se podem criar elementos mais impactantes nos espaços, colocando a força do design no ambiente, sem usar acessórios supérfluos. “Entendo que a força de um quadro é mais importante do que gastar em um móvel caro. Ou seja, pra mim arte é luxo, a madeira é luxo. O desenho da rocha é luxo. O conceito de luxo são materiais de alta qualidade e, principalmente, de sofisticação”, exemplifica a arquiteta.

“Para muitas pessoas luxo é brilho, dourado, pra mim é poder ter um piso de madeira, uma mesa de pedra, materiais e elementos como plantas que trazem esse simbolismo da natureza. Iluminação natural também é luxo. Ou seja, tudo isso são as minhas inspirações para fazer os ambientes”, complementa. 


 + sobre Daniela Giffoni: a arquiteta já participou das mostras Casa & Cia, de 2004 a 2013, Mostra Saccaro Pop Art. Além disso, integrou o anuário Elite Design nas edições de 2006 a 2018, revista Vogue, Visual e Design. Em 2017, esteve presente na Mostra EliteDesign, na qual ganhou prêmio melhor Espaço Gourmet.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *